domingo, 8 de novembro de 2009

estimando.

na faculdade, ja ouvi de um professor de prótese:

"não tentem estimar quantos anos o seu paciente vai viver. não é pq ele tem 80 anos que vc vai fazer uma prótese meia boca ou vai oferecer pra ele um tratamento com um tempo de vida útil menor. - ah, daqui a pouco ele morre mesmo- não é assim que funciona."
(acho q foi o Tarcísio em alguma aula de prótese no segundo ano)

mais uma vez, amublatorio de pediatria na odonto do hc. paciente com hidrocefalia. o líquido do cérebro não é drenado da maneira adequada e fica acumulando na cabeça do paciente, aumentando a pressão intracraniana, fazendo com que a cabeça cresca mais do que deveria, causando retardo mental, atraso de crescimento e desenvolvimento global.
um modo de tentar estabilizar a pressão em níveis normais é fazendo a instalação de uma válvula que drena o excesso de líquido, melhorando um pouco a condição do paciente como um todo.

geralmente, esses pacientes têm o diâmetro da cabeça aumentado... entretanto o daquela paciente estava aumentado demais.

"ela usa válvula?" a assitente responsável perguntou a mãe, desconfiada.
"não... quando ela nasceu o médico disse que ela só ia viver dois anos e que num valia a pena colocar" a mãe respondeu.
"quantos anos ela tem hoje?" me arrisquei a perguntar.
"dezenove".

Um comentário:

  1. primeiro não se pode deixar para amanhã o que se pode e deve fazer hoje,
    depois,
    os planos de Deus não são os nossos planos, e mesmo que alguma coisa de errado agora aos nossos olhos e projetos, os resultados mais adiante, segundo os planos de Deus, são bem melhores do que poderíamos imaginar.
    Agradeça a esse jovem de dezenove anos que viveu até então para ajudar a muitos, inclusive você e eu a sermos mais humanas e crentes na vida!

    ResponderExcluir